quarta-feira, 28 de março de 2012

Mentir no IRS vai passar a dar prisão

Proposta do Governo para alteração do Código Penal prevê penas de cadeia para quem prestar falsas declarações ao Fisco.
Mentir sobre a identidade ou a situação fiscal passa a dar direito a prisão. Quem prestar falsas declarações às Finanças ou a agentes da autoridade arrisca uma pena até um ano, segundo as alterações aos códigos Penal e do Processo Penal que o Ministério da Justiça já enviou para discussão pública. A pena pode chegar mesmo aos dois anos se o contribuinte mentir sobre o seu estado civil na assinatura de uma escritura.

Na prática, em todas as manobras que enganam o Fisco e pretendem obter benefícios do Estado a que não se tem direito ou impedindo-o de exercer a sua acção, passam a ser abrangidas por esta possibilidade, segundo a proposta de alterações que é revelada pelo 'Diário de Notícias' e pelo jornal 'Público' nas suas edições desta terça-feira.

Em concreto, se por exemplo declarar que é divorciado, sem o ser, se disser que é apenas funcionário, mas o facto é que é o gerente de uma empresa, ou que tem um filho que na verdade não é seu só para ter benefícios fiscais, arrisca-se a ser punido. Estas práticas passarão a ser consideradas crime.

Mentir sobre a identidade do condutor que foi apanhado em excesso de velocidade por um radar, por exemplo, ou indicar uma morada falsa, dificultando, desse modo, o recebimento de notificações judiciais ou fiscais, são comportamentos que entram igualmente no leque de casos susceptíveis de punição.

A proposta do ministério de Paula Teixeira da Cruz confirma ainda as intenções da ministra da Justiça em fazer alterações às prescrições, suspendendo os prazos logo a seguir à condenação. A intenção é evitar recursos sucessivos por parte dos arguidos com o intuito de não cumprirem pena imediata.
Económico   20/03/12

domingo, 25 de março de 2012

Produto para cães “testado” em humano









Numa aldeia distante daquelas que nem estão no mapa, perdida neste Portugal, aconteceu uma história que se não fosse tão trágica teria até... sido cómica!
Um velhote queixava-se que andava com uma certa comichão no corpo, isto numa conversa de taberna. Acontece que alguém lhe diz para experimentar um produto que se costuma usar para os cães. Com os cães o procedimento é feito na rua ao ar livre com água fria dentro de um alguidar ou tanque,   besuntado o animal com o dito produto. Mas este homem resolveu, ao que me consta, fazer o processo dentro da casa de banho com água quente. Acontece que passou muito mal e ficou intoxicado com o produto. Ainda esteve alguns dias no hospital, mas acabou por falecer!
Não seria mais fácil ir a uma farmácia pedir ajuda? Talvez a vergonha, a ingenuidade, a falta de conhecimento. É lastimável!

Recebido por email

terça-feira, 20 de março de 2012

CORRIDA DA CRIANÇA

Este ano, a «CORRIDA DA CRIANÇA» está de volta e vai ser ainda mais divertida!
No dia 20 de Maio, pelas 10h, junte a família e venha correr ou caminhar, nos Jardins do Casino Estoril, por uma boa causa!
Os heróis favoritos das crianças vão lá estar e têm muitas surpresas à vossa espera!
Noddy, Ursa Teresa, Smurfs, Gommby, Sapo, Rik&Rok e T-Jays foram alguns dos heróis que em 2011 animaram miúdos e graúdos!
Inscrições já disponíveis
em www.corridadacrianca.com
O limite de inscrições é de 2.500 equipas. Não deixe a sua inscrição para a última hora.
Seja solidário e através da sua inscrição contribua para o projeto «Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável» que abrange 27.094 alunos, de 1377 turmas de 546 jardins de infância e escolas básicas do 1º ciclo.